
Qual é a função do exame de colonoscopia?
O exame de colonoscopia permite visualizar o interior do intestino grosso e parte final do intestino delgado, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de doenças como pólipos, inflamações, sangramentos e câncer colorretal. É um exame essencial para a detecção precoce de alterações intestinais.
Quais alterações o exame de colonoscopia pode identificar?
A colonoscopia possibilita identificar pólipos, úlceras, tumores, divertículos, inflamações e outras lesões na mucosa intestinal. Além disso, durante o exame, é possível realizar biópsias e remover pólipos para análise, prevenindo o desenvolvimento de doenças mais graves.
Quem precisa fazer o exame de colonoscopia?
O exame é indicado para pessoas com sintomas como dor abdominal persistente, diarreia ou constipação crônicas, sangramento nas fezes e perda de peso sem causa aparente. Também é recomendado para rastreamento de câncer colorretal, especialmente em pessoas com mais de 50 anos ou com histórico familiar da doença.
Com que frequência deve ser feito o exame de colonoscopia?
A periodicidade varia conforme a indicação médica. Para rastreamento, geralmente é recomendado a cada 10 anos a partir dos 50 anos, podendo ser realizado antes ou com mais frequência em pacientes com fatores de risco, ou histórico familiar.
Como é feito o exame de colonoscopia?
O paciente é sedado para garantir conforto e, com o auxílio de um colonoscópio (tubo flexível com câmera), o médico examina o interior do intestino. O procedimento dura em média de 30 a 60 minutos e exige preparo prévio com dieta e limpeza intestinal.
.png)




